29 Mai 2015 conexaopenedo.com.br
Morre no Canadá um dos principais suspeitos de crimes nazistas

Montreal, 29 Mai 2015 (AFP) – O canadense de origem ucraniana Vladimir Katriuk, um dos principais suspeitos de ter cometido crimes de guerra nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, morreu aos 93 anos, informou nesta quinta-feira o jornal local The Globe and Mail.

Katriuk morreu na semana passada, disse seu advogado, Orest Rudzik, ao jornal.

“Ele faleceu após anos de assédio não merecido, incluindo de parte da ”, comentou Rudzik, acrescentando que “estou feliz por ele descansar em paz”. “Estava doente há muito tempo”.

Katriuk figurava na de criminosos nazistas mais procurados pelo Centro Simon Wiesenthal.

Em 1999, a Corte Federal do Canadá determinou que Vladimir Katriuk mentiu para obter a nacionalidade canadense ao esconder sua colaboração com o regime nazista, mas não encontrou provas de seu envolvimento com atrocidades.

Katriuk afirmava ter sido obrigado a integrar um batalhão ucraniano da Waffen SS, responsável por atrocidades contra judeus e outros civis na Belarus e na Ucrânia entre 1942 e 1944, mas que seu papel era limitado a proteger a população e o gado de ataques da resistência.

Segundo a própria , Katriuk desertou durante o envio do batalhão à França, em 1944, onde permaneceu até 1951, quando decidiu migrar para o Canadá.

Katriuk entrou no Canadá com documentos falsificados, mas em 2007 o governo do primeiro-ministro Stephen Harper decidiu não retirar sua nacionalidade.

O homem vivia em Ormstown, um povoado ao sul de Montreal, na zona da fronteira com os Estados Unidos.

conexaopenedo.com.br