30/03/2015 - 17h17 operamundi.uol.com.br
Nazista dinamarquês em lista de 50 mais procurados morre em liberdade na Alemanha

Soren Kam, de 93 anos, foi julgado após a Segunda Guerra Mundial por assassinato, mas conseguiu fugir para território alemão, onde obteve cidadania.

O oficial voluntário nazista dinamarquês Soren Kam morreu na semana passada em liberdade na Alemanha, reportou a Reuters nesta segunda-feira (30/03).

Ele estava presente na lista dos 50 criminosos de guerra mais procurados do mundo formulada pelo centro Simon Wiesenthal, uma organização internacional de direitos humanos sediada em Los Angeles. 

O órgão – cujo nome presta homenagem a um dos principais “caçadores de nazistas” – é uma das mais ativas na investigação de pessoas envolvidas em crimes de nazismo.

A morte do dinamarquês, de 93 anos, foi anunciada por meio de uma nota de falecimento no jornal alemão Allgäuer durante o fim de semana.

"O fato de Soren Kam, um assassino nazista totalmente impenitente, ter morrido como um homem livre em Kempten (Alemanha) é um terrível fracasso das autoridades judiciárias da Baviera”, lamentou Efraim Zuroff, chefe do centro norte-americano de direitos humanos.

"Kam deveria ter terminado sua vida miserável na cadeia, fosse na Dinamarca ou na Alemanha. A falta de responsabilizá-lo só irá inspirar os herdeiros contemporâneos dos nazistas a considerar seguir seus passos", acrescentou à agência de notícias.

O nazista foi um dos voluntários estrangeiros da infantaria SS-Viking, uma divisão da Waffen S.S durante a Segunda Guerra Mundial. Ele chegou a ser condecorado.

Após a guerra, um tribunal dinamarquês o julgou por envolvimento no assassinato de Carl Henrik Clemmensen, editor de um jornal anti-nazista local, mas ele conseguiu fugir para a Alemanha, onde conseguiu cidadania em 1956. De acordo com a imprensa dinamarquesa, a Alemanha se recusou a extraditá-lo inúmeras vezes.

operamundi.uol.com.br