21 de Fevereiro, 2014 sol.sapo.pt
Detidos idosos que terão sido guardas nazis em Auschwitz

A polícia alemã deteve três idosos suspeitos de terem sido guardas ao serviço da polícia secreta da Alemanha nazi no campo de concentração de Auschwitz, avança o site do 'Huffington Post'. A detenção surgiu cinco meses após as autoridades alemãs terem anunciado o início de uma investigação a vários guardas deste e outros estabelecimentos daquela época.

“Este é um grande passo (…) Dada a idade avançada dos detidos, devem ser feitos todos os esforços para acelerar o processo judicial”, afirmou Efraim Zuroff, o principal ‘perseguidor’ de nazis do centro Simon Wiesenthal, em Jerusalém.

Os três detidos, com 88, 92 e 94 anos, vivem no estado de Baden Wuerttemberg, no sudoeste alemão, e apenas um admitiu ter sido guarda prisional em Auschwitz. As autoridades estão ainda a recolher mais informações de forma a proceder à detenção de outros três suspeitos, de 90, 91 e 94 anos.

Na rede de campos de concentração de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polónia, os guardas nazis mataram mais de três milhões de pessoas, a maioria de origem judia, fazendo deste complexo um dos maiores símbolos do Holocausto.

sol.sapo.pt