08/07/2010 11h30
g1.globo.com
Suspeito de crimes nazistas morre sem julgamento na Alemanha

Adolf Storms tinha 90 anos e 58 acusações de assassinato.
Em entrevistas ele dizia repetidamente que não lembrava de mortes.

Um ex-agente da SS, a polícia secreta nazista, e um dos homens mais procurados na lista do Centro Simon Wiesenthal por crimes de guerra morreu na semana passada, informou a agência de notícias Associated Press nesta terça-feira (6), citando fontes alemãs.

Adolf Storms, de 90 anos, morreu em sua casa em Duisburg, sem julgamento. Ele tinha 58 acusações de assassinato por seu suposto envolvimento em um massacre de judeus em um campo de trabalho forçado na Áustria, em 29 de março de 1945.

Efraim Zuroff, o caçador de nazistas do Centro Wiesenthal, disse que a morte de Storms antes do julgamento é um 'exemplo clássico' dos desafios que os procuradores enfrentam hoje no processo de suspeitos, mais de seis décadas após o fim da Segunda Guerra Mundial. "Pelo menos ele estava sob investigação e foi indiciado", disse Zuroff em entrevista para a agência Associated Press.

Storms trabalhava como funcionário de uma estação de trem até que um estudante da Universidade de Viena que fazia pesquisas no tema descobriu seu suposto envolvimento em massacres durante a guerra. O estudante e seu professor Walter Manoschek foram atrás dele e conseguiram entrevistas em que Storms dizia repetidas vezes que não se lembrava das mortes.

g1.globo.com