25 .11. 2013
www.jn.pt
Quatro suspeitos de crimes nazis identificados na Alemanha

A justiça alemã suspeita de quatro pessoas, identificadas na sequência de uma campanha do Centro Simon-Wiesenthal, lançada este verão, por alegada participação nos crimes nazis, anunciou um responsável do centro.

Quatro octogenários, incluindo uma mulher, são alvo de um inquérito lançado pela procuradoria de Berlim e Dortmund (oeste) e pelo Gabinete Central de Investigação dos Crimes do Nacional-Socialismo em Ludwigsburg (sudoeste), disse Effraim Zuroff, em conferência de imprensa, em Munique (sul).

Estas pessoas foram identificadas devido às informações recebidas no âmbito da campanha de cartazes "Tarde, mas não tarde demais", lançada este verão em Berlim, Hamburgo (norte) e Colónia (oeste) pelo Centro Simon-Wiesenthal para tentar encontrar os últimos criminosos nazis.

Ao todo, 285 pessoas deram informações concretas, relativas a 110 suspeitos, a viver em 17 países diferentes. A grande maioria (81) vive na Alemanha.

Zuroff considerou a campanha um "enorme êxito", já que o Centro só recebeu cerca de 20 mensagens a criticar a iniciativa.

"Devo dizer que os resultados obtidos nesta primeira fase foram muito surpreendentes para nós. É também uma mensagem importante para as famílias das vítimas", disse aos jornalistas.

www.jn.pt